sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

E vou voando...

Odiei İstanbul num primeiro momento. Achei mais caotico que Sao Paulo, o transito deprimente, tudo feio. A chuva nao parava e tudo parecia sujo de lama.

Eles nao se importam muito em falar ingles. A maioria, allias, nao fala. Mas, embora eu nao consiga memorizar uma unica palavra em turco, a lingua me agrada, me soa de uma forma muito gostosa e me da uma vontade imensa de poder aprender. Me da vontade de viver aqui um tempo.

Ha gatos e gatos pelas ruas. Zilhoes. Gatos eu digo felinos, aqueles mesmo que (quem me conhece sabe) eu odeio e morro de medo. Agora nem tenho mais tanto, porque sou obrigada a conviver com eles aos montes, em todos os lugares. Mas por algum motiıvo os gatos turcos me parecem mais fofos, simpaticos.

A comiıda eh maravilhosa. Cada vez que estou comendo, seja uma super refeiçao, um cha, um doce ou uma coisinha qualquer, penso (de novo e seriamente) em mudar pra ca.

Cinco vezes ao dia voce escuta as oraçoes vindas das mesquitas que, claro, tem aos montes. A primeira vez que ouvi foı as cinco da manha e foi neste momento que caiu a minha ficha: "meu Deus, eh verdade, eu to na Turquia, eu to no Oriente e neste momento ha zilhoes de pessoas ajoelhadas com a testa no chao, fazendo suas preces e espalhando esse canto, misterioso e forte, por todos os pedaços desta cidade que eh um mundo inteiro". Nao da pra explicar, mas nao tem como nao sentir essa especie de emoçao, ou no miınımo de estranheza, ao ouvir esse som de repente, no meio da loucura do dia ou no silencio que antecede o nascer do sol.

İstanbul tem tudo, İstanbul tem vida. İstanbul nao para. Nao para nunca. Os bares, os restaurantes, as pessoas indo e vindo, o transiıto insano, os turistas, os vendedores (milhares, milhares), a musica. Nao teria como ser diferente. No lugar onde o Oriente encontra o Ocidente, nada poderia ser mais presente que os opostos. A paz e a ferveçao, o belo e o feio, a pobreza e a ostentaçao.

A musica me encanta, a lingua me encanta, os sabores me encantam, a vista me encanta.

Mas eles fumam demais. A ımpressao que se tem eh que a cidade inteira fuma. Se fuma dentro dos bares, e se fuma dentro dos restaurantes. E essa parte eh terrivel de aguentar. Mas se fuma, tambem, o melhor narguile do mundo. O de melao eh algo, assim, incrivel.

Mas a noite me chama, e a noite de İstanbul nao eh qualquer uma. Faltam dois dias pra acabar e meu coraçao ja sente saudade.

Seni sevyorum, meus amores!

6 comentários:

Laura Aidar disse...

os gatos de istanbul sao mais simpáticos entao ju!...hahahhahahaha
.
ai menina!...que bom que tá aproveitando TUDO aí...as vezes nem creio q estás tao longe...
.
nossa..vc nao sabe..tenho tanto pra contar pra vc!..compartilhar...rs...queria q soubesse de algumas coisas da minha vida...algumas coisas q ando sentindo..novas e gostosas..rs...
.
queria só uma trégua na sua viagem..q a gente se encontrasse em uma outra dimensao pra devanear um pouquinho..rs...
.pode ser em sonho?...mas pode deixar q eu vou pra istanbul te encontrar em sonho entao...assim eu conheço um pouquinho tb! hahaha...
.
beijo enorme linda minha...
.
entra no meu blog tumém! antes q eu delete!..rs...
.
beijooooo

Anônimo disse...

q bueno!
mas quero saber em detalhes...
q tal uma visitinha pra rever os amigos?
num esquece nao hein.
te amo

Anônimo disse...

q bueno!
mas quero saber em detalhes...
q tal uma visitinha pra rever os amigos?
num esquece nao hein.
te amo

Anônimo disse...

oi lindinha.. adorei ler suas aventuras de novo..
viva intensamente!!
beijinhos

Renato Barone disse...

ai que saudadesssssssssss!
bj juu!

Unknown disse...

que bafooo!!! amei gata, ta escrevendo cada vez melhor...escreve mais!! fiquei ainda MAİS animada pra ir agora!!! uhuuuuu!!