quarta-feira, 11 de junho de 2008

Mais um Pouquinho de Escocia

Pra dar um tempo no muro de lamentacoes, deixa soh eu terminar algumas consideracoes sobre a Escocia.

Na verdade eu tinha voltado de la animada pra falar de cada detalhe, de cada pedacinho de historia que voce sente e ve a cada passo, a cada centimetro da calcada.

Mas o tempo passou, a euforia tambem, a internet continua sendo coisa rara, e perdi o tesao.

Pra nao "perder a viagem", no entanto, vou dividir com voces algumas coisinhas:

- O que pode ser entediante para alguns, eh absolutamente extasiante pra mim. Em Edinburgh eh tudo tao antigo que a maior parte das calcadas e muros tem partes verdes, de limo mesmo. Claro que a umidade ajuda, mas a ideia de que o tempo eh que agiu ali me emociona. Os portoes das casas ainda tem um "acessorio", como se fosse uma flor feita de metal, com um furo no meio, que servia para as pessoas apagarem as tochas que eles usavam para iluminar as ruas. Sim, os portoes sao os mesmos de seculos e seculos atras. As construcoes goticas e medievais, especialmente por serem geralmente rodeadas de muito, muito verde, dao um clima de misterio, nao sei explicar... parece que a qualquer momento vai aparecer um duende ou uma bruxa perseguida pela inquisicao... Ta bom, eu sou ridicula, mas eu juro que eh muito emocionante, muito lindo.


- Os escoceses sao muito patriotas, amam sua historia, tem orgulho demais do seu maior heroi (William Wallace, o Mel Gibson em Coracao Valente, que morreu pela independencia da Escocia), e sao muito, muito simpaticos. Num primeiro momento tive a impressao de que eles sao muito mais bonitos que os ingleses, e mais limpinhos tambem. Nao quero ser preconceituosa e chata, mas que os britanicos tem os habitos de higiene bem diferentes dos nossos, nao ha como negar. Me desculpem o senso-comum, mas eh a pura verdade. E eu estava encantada com aquele povo, todos TAO lindos, bem arrumados, sem exageros de maquiagem, alguns homens de kilt (ai, que charme, especialmente quando eu penso no Anthony Kieds usando um), enfim, estilosos sem parecerem enlatados.



Ocorre que, em uma das noites, resolvi sair pra balada com o pessoal do hostel (meus companheiros de viagem falaram, falaram, mas nao conseguiram colocar o pe na rua a noite um diazinho sequer). Fomos para um club, bem estilinho Augusta, ou seja, pequeno, escuro, inferninho. A mistura de som poderia ter sido a primeira informacao do ambiente, mas... o cheiro saiu na frente. Isso mesmo: o cheiro, ou melhor, o terrivel cheiro. Gente do ceu. Sera que as pessoas nao tomam banho antes de ir pra balada? Nao passam um perfuminho? Nao, acho que nao. E estava quente, ou seja, nada de desculpas de que no inverno se toma menos banho. Definitivamente, eu nunca teria coragem de trocar grandes intimidades com britanicos, escoceses e afins. Hihihi.

Alem disso, nao existe educacao, ou bom-senso sequer. Na pista de danca, nao importa o tamanho que ela seja, voce simplesmente eh atropelado, massacrado por meninos e meninas, bebados ou nao (geralmente sim, e bastante). Eles simplesmente nao se importam com as pessoas ao redor. Saem dancando, pulando, se jogando, caindo. Sim, caindo, especialmente as meninas, que ficam ensandecidas e taradas. Depois brasileira que leva a fama, nao entendo. Aqui (tanto na Esocia como na Inglaterra), a mulherada nao tem o menor pudor. Nao to julgando, mas as cenas que se veem nessa terra de doido seriam consideradas altamente indecentes no Brasil.

PARENTESES: aproveitando o tema, estou pra falar ha tempos da televisao inglesa. Ainda tenho que observar melhor, mas de antemao nao posso deixar de comentar que eles nao tem nem 10% da limitacao que a gente tem no Brasil. No Big Brother daqui, por exemplo, aparecem cenas de sexo, a mulherada fica pelada, totalmente pelada (uma louca arrancou a roupa, bebada, dentro da sala cheia de gente, e ficou la deitadona no sofa, tentando conversar, to-tal-men-te nua). As campanhas contra a violencia (tem rolado uma onda de assassinatos com facas em Londres) usam imagens fortes, chocantes mesmo, de acidentes, assassinatos, pessoas dilaceradas. Nunca vi uma coisa dessas. Mudou totalmente meu conceito, eu realmente imaginei que eles fossem muito mais pudicos nesse sentido. Beijos gays, por exemplo, tambem eh algo normal na televisao aberta. No Brasil, onde somos considerados pervertidos e anti-eticos, a caretice eh infinitamente maior. Agora, se isso influencia as criancas, se eh positivo ou negativo, a gente discute num outro momento.






Fim do parenteses e do post, que meu tempinho na internet esta acabando. O proximo plano eh comprar um laptop, pra acabar com essa chatice de nao poder escrever direito. Se quiserem fazer doacoes, estou aceitando. =)

Beijos com uma saudade que me faz pensar em voltar simplesmente todos os dias.

2 comentários:

Anônimo disse...

errr... Não gostei, ofendeu minha família agora! Vou contar pros avós que vc disse que eles são fedidos... Não esqueça que a neta de George Wallace Haynes também lê o blog! Hahahaha Só perdôo pq vc tbm falou bem de lá! Bjaoo e forçaa!!

Anônimo disse...

Simplesmente adoroo suas observações!! Te amo, muito.