quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Continuando a Saga...

Fiquei na dúvida entre começar a contar um pouco sobre o lugar que eu vou morar ou sobre como eu tomei a decisão de viajar. Mas por falta de inspiração e de tempo – agora só falta uma semana e meia de trabalho, ufa! - vou apenas registrar aqui o desabafo que eu fiz à Lisa ontem.

Com os planos da viagem se concretizando, eu passei a gastar boas horas dos meus dias lendo sites e blogs com informações e relatos de pessoas que também estão na Inglaterra, ou em qualquer outro lugar do mundo, mais ou menos neste esquema de “nunca-viajei-pra-fora-do-país-antes-e-estou-aqui-contando-tudo-o-que-tem-acontecido-comigo”. Sim, exatamente isso que eu estou fazendo agora, antes mesmo de fazer as malas.


É legal saber algumas coisas, especialmente aquelas dicas basiconas (mas super úteis quando você não sabe muito bem o que vai encontrar pela frente e fica com milhões de nóias sambando na sua cabeça), as dificuldades e os desafios pelos quais a brasileirada passa quando se vêem convivendo com outra cultura, outro clima, enfim... esses depoimentos todos, tão pessoais e únicos, mas tããão parecidos uns com os outros!


Há dias em que eu fico lendo essas coisas all day long, até o momento que:

  1. bate um pavor incontrolável a ponto de eu ligar no Submarino Viagens e saber qual o procedimento caso eu precise cancelar a passagem. Sim, medo de não achar nenhum inglês simpático e que tenha paciência de falar devagar comigo – ou repetir a mesma frase 300 vezes até eu entender; de não conseguir dirigir do lado direito; de passar muito, muito frio e querer chorar; de não conseguir achar legumes e verduras e ser obrigada a comer carne para não ficar com fome e coisas do tipo. Quando eu falo que eu tenho PARANÓIAS DELIRANTES, é por aí;

  2. o trabalho ou o excesso de sono me obrigam a pousar na realidade meus pensamentos serelepes e viajantes (que a uma certa altura já estão passeando calmamente por belas paisagens européias);

  3. eu me irrito definitivamente com o excesso de cultura alheia. HEIN? É isso mesmo, o tal desabafo era sobre isso, eu é que me estendi demais na contextualização. Explico logo abaixo:


Algumas dessas pessoas que escrevem suas aventuras mundo afora me irritam. Mas isso porque eu sou chata mesmo, mas como estou entre amigos aqui, não há problemas em admitir. Me incomoda o fato de alguém estar indo pela primeira vez na vida à Paris, por exemplo, e já saber e-xa-ta-men-te cada um dos zilhões de pontos culturalmente importantes que ela deve conhecer na cidade antes mesmo de descer do avião. Tipo assim: a pessoa nunca visitou outro país, não está exatamente a passeio ali (ou seja, suponhamos que ela vai ter todo o tempo que quiser para fazer turismo) e no terceiro dia no lugar já andou a cidade in-tei-ra e visitou os lugares mais incríveis de toda a Europa. Ai, mas que saco, meu! Eu nem sei os lugares bafônicos que eu tenho que conhecer em Londres, com exceção de um ou outro. Eu não vou correndo fazer isso antes de explorar a minha casa, analisar o comportamento da minha host family, andar cada quarteirão do meu bairro e vir correndo contar pra vocês se têm velhinhas andando pela rua com uma sacolinha de feira na mão ou adolescentes emo esquisitos em bandos, assistir o primeiro dia de aula e observar como as pessoas se comunicam, se vestem, se comportam. Vou vir primeiro contar meus micos na hora de falar my poor english e não as obras incríveis que eu fui correndo conferir no Museu X ou Y no meu segundo dia de Inglaterra. Mas enfim, o que eu senti na verdade foi mais uma invejinha do que outra coisa. Acho que eu me sinto meio caipirona às vezes, meio ignorante demais pro meu gosto, por estar indo pra um país de primeiríssimo mundo sem saber o que há de mais importante naquele lugar, histórica e culturalmente falando. Sei lá, no fundo acho que eu me sinto meio culpada por me interessar mais por comportamento humano e especialmente por emoções humanas do que por outras coisas. Não que eu não aprecie a arte, a cultura, a História. Muitíssimo pelo contrário. Mas tudo isso só passa a fazer sentido pra mim quando me tocam emocionalmente. Tenho certeza que eu vou sentir um arrepio na espinha ou uma vontade incontrolável de chorar quando estiver dentro daquelas imensas catedrais góticas ou dos castelos medievais, ou mesmo às margens do Sena, por exemplo. Mas isso não está na programação. Aliás, não há uma programação. Porque eu estou indo de encontro a algo totalmente novo pra mim. E eu não queria estar me sentindo mal por isso. Mas no fundo, até que eu estou.


(Fim do desabafo).

8 comentários:

Ze Wilson disse...

Juju querida,
1 Vc vai encontrar um ingles simpatico! (mais facil em Camden Town...)
2 Não se preocupe, que mesmo falando rapido...eh mais facil de entender que americano..
3 Lah, não se come...se bebe! Então, na hora da fome eh pub e um pint de guiness!
4 Frio pra caralho! E umido!
5 Vc vai curtie pra caralho!!!!!
6 To com saudades....
7 Bj enorme!

Unknown disse...

jujuuuu!
flor, temos os mesmos medos... ta, não exatamente os mesmos, mas estamos juntas nessa flor! logo eu chego junto e a gente passa frio juntas ta!
e vc sempreeeee acha pessoas simpáticas juju,parece que as pessoas mais loucas e queridas te procuram... vc é meio que um imã pra pessoas divertidas e o melhor é que mesmo que a pessoas não seja tão legal aos olhos do mundo, vc sabe achar qualidades em todo mundo... fica sussa, vc vai se dar melhor que todos esses outros blogueiros-brasileiros-na-europa-que-ja -acham-que-sabem-de-tudo...rsrsr
love you

Anônimo disse...

Meu serzinho amadooooo!!!! Adorei os seus medos e a sua "invejazinha" dos culturalmente em alta, hahahah. Meu, que se dane, cada um tem suas preferências e AS NOSSAS são pelos seres humanos e suas manias, hábitos, loucuras, sentimentos (por que não fizemos psicologia??). Te entendo perfeitamente, amiga...até curto museu, arte, cultura...mas muitas vezes, um simples não-sei-o-que-lá me chama muito mais a atenção do uma escultura do século blá blá blá. Cada um é um, né meu carocinho, e nóis é nóis, manooo!!!
E ó, mais do que saber quais lugares vc visitou, quero mesmo é conhecer (pelo seu olhar) as particularidades, os detalhes, o dia a dia, a cestinha de lixo na entrada da sua new house, ok?
See you sow, babyyyy!!

Lia disse...

Ju.... Vai de coração aberto, que vc vai ganhar o mundo!!! Tente eliminar o medo, pois ele te destrói e te prende!!
Por experiencia própria, se permita descobrir td como surpresas...
Vai ser ótimo pra vc!!! Tenho certeza!!!!
Amo vc!!!!

Dani Veiga Luz disse...

ai amiga
não fique frustrada
pense que lá vc não vai ter a responsabilidade, ou pelo menos tentar ter, de ligar a A3B todo dia

Anônimo disse...

Ai... Minha irmazinha nao muda nunca... acho que por isso voce vai se dar tao bem em qualquer lugar que voce vai. Todos os seus medos sao parte de quem voce eh. Quando voce chegar la, vai ter muito mais medos e derrepente nao vai ter mais medo nenhum... "The ice breaker" eh lindo... ha ha ha... Soh tenta aproveitar cada momento do jeito que voce quer...

Love you! I'll visit you in September!

Beijos!

Unknown disse...

Te amo menina linda. Vc nem foi e ja ta doendo a saudades. Tudo dara certo, meu amor. Estarei com vc sempre!

Anônimo disse...

Lindona, todo esse mix que vc está sentindo, eu senti tb...e chegando lá a impressão que dá é que vc quer voltar correndo de volta, mas dia após dia você vai se empolgando e querendo aprender mais e mais, e também ficando feliz com todos os pequenos progressos, desde dirigir sem se perder até a falar uma frase inteira sem nenhum erro...
Aprenda uma coisa, tudo é aprendizado, experiências novas, estória pra contar pros netos e pros amigos, é claro...
Muitos beijos minha querida