sábado, 20 de setembro de 2008

Declaraçao de AMOR


Nao eh nem mais saudade o que eu sinto do meu pais. Eh PAIXAO.

Antes de vir, eu realmente acreditei que pudesse querer ficar por aqui. Que Brasil, de novo, talvez so para visitar, como acontece com tanta gente que vai, e nao volta.

Como pude estar tao errada? Como pude pensar tamanho absurdo?

Nao, nao esqueci o tamanho dos nossos problemas, proporcionais ao tanto de terra, de agua, de beleza e de gente que temos. Nao esqueci do transito na Berrini e da Marginal Pinheiros que me faziam chorar de desespero todos os dias as seis da tarde.

Nao esqueci o medo de passar debaixo do viaduto da Roberto Marinho sozinha, voltando pra casa. Nem o trem da CPTM absurdamente, desumanamente lotado, saindo de Osasco rumo a Jurubatuba. Hahaha. Tambem nao esqueci a corrupcao ridicula e descarada, a (nossa) falta de atitude, as favelas e esgotos a ceu aberto, a falta de educacao, o monte de erros do passado e do presente que temos pra consertar.

Mas Brasil, Brasil mesmo, nao tem nada igual. Nao tem nada melhor. Eu nunca vou abandonar meu pais. Nao ha gente como a nossa gente, nao ha musica como a nossa musica, nao ha festa e alegria como as nossas, nao ha clima, nao ha paixao pela vida como a nossa. Nao ha comida como a nossa, nao ha carnaval, nao ha samba, nao ha tanta poesia brotando de todos os cantos, como ha no Brasil.

O dia amanheceu lindo aqui no sul da Inglaterra, o sol ta brilhando e, ainda assim, nao da a mesma vontade de viver. A mesma graça.

Hoje eh sabado, passei a manha toda trabalhando, e meu coracao esta imerso numa mistura de saudade, orgulho, gratidao, felicidade e VIDA. Tudo porque sou brasileira.

Senti muito pelas pessoas que nao saberao o que eh a energia do nosso lugar. Senti pelas pessoas que nunca poderao estar la, e pelas que poderao, mas nao saberao entender e conhecer o que eh, de verdade, o Brasil e o brasileiro.

Somos VIDA. E a minha, hoje, se encheu de brilho soh de pensar nisso.

2 comentários:

Anônimo disse...

entendido querida...
concordo em gênero, número e grau!
mas como é bom viver viajando, conhecendo e aprendendo. O tempo é rei e o resto resolvemos.
Te amo. Te quero por perto em breve.

Renato Barone disse...

ai dona julia! que saudades de vc....e dessas palavras que sempre enchiam o coração! Mas tô forte longe e quero o mesmo pra ti....força por ai!
Brasil é tudo isso sim, é lindo mas no momento você tá na England então aproveita o que der, correto?!TI AMO HOJE E SEMPRE! bjs re