segunda-feira, 19 de maio de 2008

O agora, o depois

Meus bons amigos, onde estão?

Notícias de todos quero saber...

Cada um fez sua vida de forma diferente

Às vezes me pergunto: Malditos ou inocentes?


Meus bons amigos, onde estão?

Notícias de todos quero saber...

Sobre nossos ombros aprendemos a carregar

toda a vontade que faz vingar

no bem que fez prá mim

assim, assim, me fez feliz, assim



O amor sem fim

Não esconde o medo

De ser completo e imperfeito

*
*
*

Amores meus... que vontade de saber de todos, de cada um de forma especial e unica, assim como sao voces pra mim. Que vontade de mandar cartas detalhadas, enormes, dividir tudo. Que vontade de ter noticias, de participar, de estar presente. Que vontade de estar junto. Que vontade de matar a saudade. Que vontade de nao perde-los nunca mais de vista!

*
*
*

Por aqui tudo bem, tudo otimo... As vezes sinto um vazio, alguma coisa que ainda precisa ser preenchida e eu nao consigo saber o que eh, parece que falta algum ponto importante no meio dessa mudanca toda. Pode ser a minha espiritualidade, mas nao sei como resgata-la. Ou melhor, ate sei, mas continuo sofrendo de um problema agudo chamado indisciplina. Quando eu resolver me dedicar efetivamente a descobrir o meu papel nesse mundo baguncado, acho que estara tudo certo, tudo encaminhado. Mas as respostas nao irao bater a minha porta. E eu quero muito saber.
*
*
*

Estou comecando a me encher de limpar o cassino, mas nao ha nada que eu possa fazer alem do que ja tenho feito: procurar outros empregos. Faco isso todos os dias, de todas as formas. Me cadastro em sites, entrego CV de porta em porta, falo com todo mundo, respondo a anuncios e tudo mais. Recebo ligacoes direto, com todo tipo de trabalho: ja tive ate que recusar um muito bom em uma grande companhia, por ser em outra cidade. Eles queriam alguem que tivesse portugues fluente e experiencia com customer service. Seria otimo, mas nao to a fim MESMO de mudar de cidade agora, ainda mais depois de pagar 6 meses de escola. O outro problema eh ser chamada por telefone para alguma entrevista. Voce ja eh recusado antes mesmo de comecar, porque ainda que o seu ingles esteja ficando cada dia melhor, nao pense que falar no telefone eh a mesma coisa. Especialmente o ingles britanico. Sometimes you just can't understand, really. It's horrible.

Eh engracado como minha auto-confianca aqui tem sido voluvel. Ha dias em que me sinto a pessoa mais capaz do planeta, faco zilhoes de contatos, saio conversando com todo mundo com um ingles bem razoavel e tal. De repente, sem nenhum motivo muito visivel, me sinto o coco do cavalo do bandido, uma caipirona com um ingles trash, meio fora do lugar, nao sei explicar. Talvez seja normal nesta situacao de estar fora do seu pais, mas quero aprender a controlar mais esses altos e baixos, porque nao eh saudavel, nao eh legal.

*
*
*

Essa semana tem uma coisa/pensamento/sentimento muito presente na minha vida, nas minhas trips particulares:

- Nao to sabendo lidar com o tempo, ou melhor, com a nocao que eu tenho do tempo, e o que eu espero dele. Meus planos enquanto estiver fora do Brasil tem crescido cada vez mais dentro do meu coracao e da minha cabeca, mas nao sei como organiza-los. Quero viajar muito, quero fazer coisas, nao quero passar 1 ano fora de casa APENAS estudando. Ta bom, eu vou aprender ingles, sempre foi o objetivo number ONE, mas eu PRECISO fazer mais. Eu preciso conhecer lugares e culturas. Preciso ir pra India ou pra Africa, e de preferencia para os dois. Preciso passar um tempo na Espanha, preciso conhecer a Grecia, preciso pisar no Oriente. Preciso aprender a aceitar habitos diferentes com amor no coracao, e nao com indignacao. Preciso fazer pelo menos uma crianca-sem-comida-sem-infancia-e-quase-sem-vida mais feliz. Preciso ir pra Australia. Preciso aprender mais uma lingua alem do ingles. Preciso ir ate para os Estados Unidos, para me sentir confortavel com as diferencas do ingles. Ah, tambem preciso estudar mais. Sei que parece impossivel, que eh querer abracar o mundo, que eh utopico, piracao, viagem. Mas nao eh! Nao tem que ser. Depois que voce sai do Brasil, tudo fica mais facil. Muito, muito, muito mais facil. Se voce nao tem que voltar pra faculdade, nao tem filhos, nao eh casado, nao deixou um emprego brilhante, entao... tem tudo nas maos. E eu tenho. Mas nao eh tao simples assim... (e olha que nao estou falando de dinheiro).

Tenho um dilema com relacao a minha carreira, ao que fazer dela, ou como comeca-la do zero quando eu voltar. Obviamente, quanto mais eu demorar pra fazer isso, menor serao minhas chances, especialmente por estar usando infinitamente mais a forca dos meus bracos do que do meu cerebro. Alem disso, nao sei muito bem o que eu quero, nunca soube com exatidao. Sei que eu quero milhoes de coisas, mas nao sei o que eu quero fazer pra sempre (alem de ser feliz). O que adianta eu voltar pro Brasil e entrar - de novo - no primeiro emprego que me aparecer, sem saber se aquilo realmente me interessa? Mas sera que essa viagem vai me dar alguma certeza? Penso que sim mas, ate agora, soh tenho certeza de que nao quero limpar banheiros por muito tempo (conclusao muito dificil, esta).

O outro ponto eh o AMOR. Como tomar a decisao de passar muito mais tempo longe, se tem alguem me esperando, alguem com quem eu quero passar a vida toda? Por mais forte que seja, ninguem esta disposto (e nem merece) ficar nessa espera angustiante por anos a fio. Mas como decidir entre desejos tao profundos? Como saber do que abrir mao? Como nao correr o risco de jogar em cima de alguem uma futura frustracao, sem ter que desistir dela?

Bom, soh to aqui ha 2 meses. Respire ate 10 que passa, Julia.

5 comentários:

Anônimo disse...

VIVA O HOJE E NO MÁXIMO O AMANHÃ! PARA DE SOFRER POR ANTECEDÊNCIA PELOAMORDEDEUS!

Unknown disse...

Juju
Linda, eu acho que essa sua piração é a maais normal do Universo. vc quer aproveitar a sua vida ao máximo, mas se sente na obrigação de se preocupar com o futuro. Mas quer saber flor, eu não acho que nossas carreriras estão ameaçadas pelo tempo que ficaremos longe. Acho que elas estavam fadadas ao fracasso com o zero ingles e a pouca experiência de vida que a gente tinha. Não se preocupe com o que vai acontecer quando vc voltar, pq vc nem sabe ainda o que vai acontecer aí. E lavar banheiros pode ser uma ótima experiência sim, pra trabalhar a humildade e sei la mais o que... rsrsrs. (não que vc precise, mas nessas horas todos precisamos).
Eu acho que esse seu desespero por conhecer lugares e pessoas é o que vai fazer a diferença na sua carreira quando vc voltar, pq quem fica aqui não tem essa coragem, que é uma qualidade maravilhosa pra uma jornalista.
Quanto ao amor, ele não foge Juju e nem se limita à distâncias e tempo.. fica sussa que vc ja aprendeu que o tempo é seu amigo nesse caso, pq vc sabe amar muito, loucamente, desesperadaente(rsrs) e isso é a mehor coisa do mundo!
beijoooos, amo, tipo, muitooooooooo!kkkk

Anônimo disse...

OIeeee..
Estou aqui, depois de uma lindissima apresentação do 10 de maio no busca q foi simplsmente incrivel, nos apresentamos na praça central no sabado seguinte repetindo a energia boa e finalizando com aquela ciranda linda q vc conhece, estamos com um bichinho novo, nosso Boitatá que por hora se chama Nero, e ele é lindo.. rs no mais eu Silvinha, estou de emprego novo, naquilo q gosto ralando pra passar o mês de experiência, mas passeipor uma fase de semi-desemprego q me tirou o sossego.. mas assimq tomei a dificil decisão de me demitir, parece q o resto foi se encaixando e tomando seu lugar e hj eu estou bem mais feliz, trabalhando naquilo q eu gosto e com o Baque a tira colo.. rs
Tô aqui sempre torcendo pra vc esperando q as coisas tomem um rumo bom por ai.. e.. ah.. vc vai precisar me enviar seu endereço novo.. rsrsrs
ops tenhu q ir..
desculpe ai o e-mail abreto, mas ..
beijinhos e sempre boa sorte..

Anônimo disse...

Linda, qdo vc está no exterior fica difícil fazer planos a longo prazo, porque as coisas mudam o tempo todo, tanto na sua cabeça qto a sua volta...

Muita saudade de vc princess

Má / Sóc's disse...

Jú..... conta até 10!!! não fica tão ansiosa assim (sei como é difícil)........ mas pode ficar aí viajando (nos 2 sentidos)... só não pode sofrer antecipadamente!!!
Tb tenho dessas crises (só que aqui no Brasil... um pouco diferente, né?!)..... "ah, a vida é muito curta..... quero viajar pelo mundo inteiro... quero casar e ter filhos...... quero ser super bem sucedida profissinalmente.... a vida é muito curta pra tudo isso"
As coisas vão tomando o rumo certo..... fica tranquila!!!
bjusssssss