terça-feira, 25 de março de 2008

Canterbury, adolescentes emo, Vinho e talz

Amores meus, queridos, minhas vidas!


Hoje eu fiquei pensando o dia todo que o meu post seria depre, porque pela primeira vez senti um desanimo muito grande, quase uma vontade de desistir (meio cedo demais, pra falar a verdade). Mas sentar aqui no computador, mesmo com os pes congelando de frio (com 3 meias) e ler as palavras de voces... simplesmente faz tudo mudar de figura. Fiquei emocionada, fiquei me sentindo a pessoa mais abencoada desse mundo, porque eu soh tenho pessoas lindas perto de mim. Muito, muito lindas. Obrigada pelo apoio, people! Meu coracao congeladinho pula de alegria quando penso em voces!


Voltando `a trip... hoje foi o primeiro dia que eu acordei cedo, vi como tenho que preparar o breakfast e o lunch pro Thomas (identicos: pao de forma com manteiga, as vezes umas fatias de queijo, um suco e mais nada. Nao sei como ele pode ter uma carinha tao saudavel e fofa), comi o meu (tambem identico, mas ao inves do suco eh o delicioso cha com leite - aaaaiii), e fui pegar um onibus pra Canterbury com a Dagmar.

Normalmente ela deveria ir pra escola neste horario, mas hoje ela precisava passar no medico pra conseguir receita pra pegar pilulas anticoncepcionais. Pelo que eu entendi, o medico eh gratuito e as pilulas tambem, mas voce tem que passar necessariamenmte pela consulta e pagar pela receita. Nao muito, mas eh meio burocratico o lance. Mas enfim... saimos a peh aqui de casa, andamos por essa estradinha tao singela ao lado dos campos (sem flores no momento) por uns 10 minutos, ateh chegarmos ao BUS STOP. Athe o tal BUS chegar, eu simplesmente congelei. Estava um sol lindo, ceu muito azul, mas eu RE-AL-MEN-TE achei que a minha mao ia ficar com queimaduras de terceiro grau com aquele vento que mais parecia uma tempestade de mini-giletes. Beleza, o bus chegou. Chique de doer. hihi. Dois andares (mas nao aquele tipico londrino, lembrem-se que nao estou em Londres. Definitivamente.), com bancos como se fossem os nossos melhores onibus de viagem (saca?), com uma catraca muito mais fodona que a nossa do bilhete unico. Eh meio chato saber que tipo de ticket voce vai comprar, porque tem varias opcoes. Mas como eu sou muiiiiitooo preguicosa pra essa coisa de decidir qual eh o mehor custo-beneficio e tal, comprei o de ida e volta e pronto. Nem vou ficar falando dos precos porque se eu tentar converter pra REAIS eu vou ficar ainda mais triste do que eu me senti hoje... entao soh imaginem que pra tudo voce gasta uma quantia suficiente pra ficar meio preocupado.


O caminho da minha casa ateh Canterbury (uma das cidades mais proximas da minha casa, mas nao onde eu vou estudar) eh lindo, lindo, lindo. Como todos aqui (nao que eu tenho andado muito, alias mal sai' de casa. Mas deu pra ver qual eh que eh da paisagem, das estradinhas e tal.)


Chegamos em mais ou menos 15 minutos, e fomos procurar o Medical Centre. Andamos horrores ateh percebermos que haviamos descido no ponto errado, quase morremos congeladas, mas beleza. O sol estava esquentando um pouco mais, entao eu estava de bom humor.


A cidade eh fofa, tipo com casinhas que parecem feitas de doce... Mas a verdade, a cruel realidade eh que quanto mais bonitinho eu achava, mais aquilo me apertava o peito, porque eu nao estava exatamente "animada", nem achando as coisas maravilhosamente diferentes. Dah pra entender? Serah que eu to com um tipo de "depressao pos-parto"? Hahahauhau.


Bom, chegamos no tal Medical Centre e na verdade foi mais uma novela pra descobrir onde era realmente, mas isso nao eh tao interessante assim, entao eu vou pular essa parte. O lugar que entramos era tipo uma clinica especializada em gravidez ou a prevencao dela, entao tinham varias meninas com cara de novinha passando com carrinhos de bebes. Os bebes eram lindos, todos, mas as meninas nao. A maioria com roupas moderninhas, maquiagem carregada, cabelo com chapinha mas cara de muito sujo e meio gordas. Todo mundo com uma cara meio antipatica, nao sei.

Ah! Alem de clinica pra bebes e gravidas or something like that, era tambem algum tipo de clinica de velhinhos. Esses eram fofos, mas muuuuuuito fofos mesmo. Tipo aquela velhinha do filme TOMATES VERDES FRITOS, manja? Entao, com aquela carinha. Mas no meio de tudo isso, e especialmente no meio do sono profundo que eu estava sentindo (inclusive dormi - e sonhei - na sala de espera, que vergonha. Tenho muito sono aqui, nao gosto de me sentir assim) eu soh conseguia pensar em:

1) Como alguem consegue ter filhos aqui? Como eles tem coragem de colocar aquele pacotinho num carrinho e sair na rua com ele com aquele vento indecente batendo naquele rostinho? (Confesso que tbm fiquei pensando que eles devem "dar uma" meio vestidos, porque nao dah pra aguentar o frio. Eu, por exemplo, tenho que me trocar no banheiro, logo depois do banho, pra aproveitar o quentinho. Do contrario, parece uma tortura. E sexo com tortura nao eh uma boa pedida, a nao ser que voce curta uma sessaozinha de sadomaso^, neh...)

2) Os velhinhos sao mesmo incriveis. Alias, as velhinhas em especial. Notei que a maioria delas usava uma saia (quente, tipo de flanela), mas NAO USAVAM MEIA! Como pode? Como pode? Estou quase, quase me convencendo que talvez os ingleses sejam ETs.


Tah bom, chega de reclamar do frio. Nao sei se vou conseguir evitar falar disso, mas vou tentar. Depois de dormir na sala de espera, muito provavelmente de boca aberta e com todo mundo olhando, saimos pra procurar um celular pra mim. Foi entao que pela primeira vez, sim, PRIMEIRA VEZ, eu vi pessoas jovens andando na rua. Como eu estou falando diretamente com amigos, nao preciso nem dizer que eu nao tenho o menor preconceito com nada e tal... mas eh que eu realmente estava um pouco entediada de soh ver idosos pela rua e crianca dentro de casa. E como a riqueza de detalhes aqui eh importante, atencao para a cena: milhares, milhares de adolescentes com estilos que variavam do emo ao moderninho, cabelos com mechas pintadas de rosa choque, franjas gigantes e esquisitas, mini saias (sim, com esse verao, nada mais natural) com all star, rostinhos com cara de 13 anos e muita, muita, muita maquiagem. Todos pra lah e pra cah, entrando e saindo das lojas mas, principalmente, se amontoando loucamente no Mac Donalds. Como a gente deu uma olhada nas lojas, jah tava na hora do almoco (o nosso, brasileiro, diga-se de passagem), a gente resolveu comer lah tambem. Siiiim, minha terceira refeicao no Mac Donalds em muito menos que uma semana aqui. E garanto: tava muuuuuito mais gostoso que qualquer coisa que eu tenha comido dentro de casa.


Bom, o capitulo Mac Donalds merecia ser ignorado, mas nao posso deixar de registrar que eu comecei a ter uma crise de decepcao no meio do meu lanche, olhando a minha volta. Nao conseguia acreditar que eu estava na Europa, onde eu sempre imaginei ver pessoas interessantes (mesmo que apenas visualmente) saindo ateh dos bueiros das ruas, e lah estava eu num Mac Donalds de uma cidade onde ateh entao eu soh tinha visto velhinhos e gravidas, e agora estava rodeada de adolescentes emos i-guai-zi-nhos aos que lotam os Mac Donalds de Sao Paulo e, principalmente, com cara de americanozinhos. Todos falando freneticamente nos seus celulares bafonicos, as gurias se maquiando em cima do lanche e fofocando, fazendo caras e bocas, olhando pra mim e pra Dagmar e dando risadinhas.... nao, soh podia ser um pesadelo, eu estou na minha super mega viagem pra Inglaterra no auge da minha independencia ou havia sido teletransportada para uma excursao de 5a serie em alguma cidade retrograda dos Estados Unidos da America???


Wathever, eu tive vontade de chorar, mas nao ha nada a ser feito por enquanto, eu a-ca-bei de chegar, tenho que ser paciente e continuar observando...


E antes que alguem me massacre (se bem que pode massacrar, gente, let's talk about!), quero deixar claro que nao eh que eu tenha colocado os europeus num pedestal e que eu ache que eles sejam maravilhosos, inteligentes, estilosos e super dotados. Nao eh isso... Mas criar uma ideia visual na sua cabeca antes de viajar eh natural, e a minha era completamente diferente do que eu vi. Tambem, eu tava no centro comercial de uma cidade pequena, eu entendo, mas a ultima coisa que eu tava a fim de fazer era entrar em lojas tipo a C&A (um pouco menos "populares", eu diria) e ficar olhando roupas... quem me conhece sabe que eu tenho arrepios de shopping, simplesmente nao suporto ficar passeando olhando vitrines, me dah depressao ver todas aquelas coisas que eu nao tenho dinheiro pra comprar e nem corpo pra usar, saca? Tah, tudo bem, isso eh um problema exclusivamente meu com a minha auto-estima desestruturada, mas a questao eh: quanto mais eu entrava nas lojas, mais eu ficava deprimida. Primeiro porque embora um pouco mais modernas, as lojas daqui tem a mesma disposicao e as mesmas roupas que as nossas. E EU NAO TO FAZENDO TURISMO, ainda mais pra ver roupas iguais as dos shoppings no Brasil! E, claro, eu andando entre as coisas parecendo um boneco, de tanto casaco, e vendo zilhoes de shorts curtesimos, blusinhas, vestidos e saias esvoacantes, alem de imitacoes de havaianas e sandalinhas das mais variadas. Alguem TEM que me dizer, por favor... ONDE ELAS USAM ISSO?????????


(Ta bom, ta bom, eu disse que ia tentar nao voltar ao tema "cold" - alias, essa eh a palavra que eu mais falo aqui. Alem de "freezing", eh claro).


Bom, o resultado do passeio foi uma ida catastrofica a uma loja de celular onde tinha um vendedor muito bonitinho, mas ordinario. Haha, brincadeira, coitado, nao eh isso. Mas o guri falava um ingles tao, mas taaao estranho que pra mim era russo ou algo do tipo. E mesmo eu explicando que nao estava entendendo nada, ele continou com o discurso decorado pra vender os celulares pre-pagos pra quem nao tem conta em um banco ingles. Resultado: sahi da loja sem celular, e ainda por cima me sentindo meio tosca por nao ter conseguido me comunicar.


Pegamos o onibus de volta e o saldo mais positivo foi a aproximacao com a Dagmar. Ela eh Tcheca, eu nao sabia nada sobre o povo de lah, mas acho que eles sao mais expressivos que os ingleses. Ela eh bem reservada, na verdade, mas demonstra sentimento, saca? Eh fofa, nos divertimos com o nosso "poor english". Ah, o melhor eh que as vezes ela desembesta a falar uma frase em "czech" e eu tambem, em portugues. Hoje mesmo, quando ela foi me acordar, bateu na porta e eu - totalmente sonolenta - respondi: "pode entrar, querida!".


O dia foi tranquilo depois disso, o Thomas me cansou um pouco a beleza porque ele REALMENTE nao sabe perder no video-game e eu nao to com muita paciencia pra aguentar ataques por causa disso. Eu falei: "entao nao me chama mais, eu nao entendo pq vc me chama pra jogar contigo se eu SEMPRE tenho que deixar vc ganhar. PORRA!". Tah, a parte do "porra" eh mentira. Mas entao, hoje definitivamente eu nao estava num bom dia... `a medida que a minha rinite piora, eu fico mais e mais neurotica com a limpeza da casa (que ta bem sujinha para os nossos padroes). Ahi eu vejo que a Dagmar nao limpa muito, porque afinal nao somos housekeepers, somos Au Pairs, e nao temos mesmo que limpar como empregadas, apenas manter as coisas arrumadas. Mas se eu nao fizer, quem vai fazer? E como eu vou suportar a minha alergia? So... I have no choice.


Ah, quanto `a louca (com cedilha, eh claro), soh pra resumir, eles tem uma bacia com agua e detergente dentro da pia. Ahi eles jogam toda a louca suja lah dentro, esfregam um pouco com uma esponja e... PRONTO! Direto pro escorredor! Nao, eu nao esqueci da parte de ENXAGUAR. Eles nao enxaguam. Eu tentei argumentar que nos iamos morrer por comer tanto sabao, mas eles me explicaram que esse detergente esepcifico que nos usamos pode ser "consumido". Huumm, so delicious!


Fora que aquela agua gordurenta com a sujeira de todas as loucas eh absolutamente no sense, na boa. A saida eh lavar escondido, quando nao tem nignuem olhando eu corro e enxaguo o que eu vou usar. Mas ha quem diga que a gente se acostuma. Urgh!


A novidade do dia eh que eu percebi que o Thomas nao escova os dentes, ou melhor, nao faz isso todos os dias. Ha milhares de escovas eletricas no banheiro, do Homem-Aranha e tudo mais, e mais zilhoes de pastas para criancas, coloridinhas e com gosto de chiclete, mas eu sinceramente nao sei pra que! Mas como ontem e hoje comemos chocolate after dinner, o pai dele "deixou" eu ir escovar os dentes do guri. Ele adorou, fazemos a maior bagunca, mas eu tenho que ir escovando os meus na frente dele pra ensinar... mas essa parte eh legal.
Pra finalizar, eu tava quase indo dormir sem escrever, mas ahi entrei aqui, vi os comments de voces, quase chorei, e resolvi nao abandona-los. =)


Mas nesse meio tempo a Dagmar me chamou pra tomar um vinho com ela e com o Terry, e acabamos conversando na sala durante umas duas horas, foi bem legal, eu nao falei muito porque fiquei com preguica de ficar empacando a conversa com o meu ingles monossilabico, mas entendi tudo, e o mais legal foi que conversamos sobre coisas mais interessantes, relacionamentos humanos, a imagem que os ingleses tem do Brasil, a imagem que nos temos deles, a relacao que eles tem com a riqueza, a ostentacao de dinheiro dos americanos, enfim... papos um pouco mais produtivos.


Entao eh isso, to cansada demais, e com o estomago roncando. O dinner foi as seis da tarde, as usual, e agora sao 02h30 da manha... dah pra imaginar, neh?


Ateh amanha, lindos do meu coracao.


Preciso que continuem aqui comigo! To meio aflita pq sexta-feira a Dagmar vai embora e ahi o trabalho vai comecar de verdade, alem da sensacao de estar sozinha... de todos que eu tenho tido contato, eh com ela que a comunicacao flui melhor, porque temos um ingles fraco e estamos no mesmo barco. Quer dizer, ela estah passando o barco pra mim. Ai ai.


Beijos com muito amor! Bye!

13 comentários:

Unknown disse...

Hahahaha, Julica, minha flor-de-lis!!!
Sensacional... To vendo cada carinha sua, cada olharzinho e expressão...
Chegaram as fotos, amei!
P.s. Te amo.

Unknown disse...

ju... tem certeza que no meio dos seus nomes num tem nenhum "saramago"??? continue escrevendo assim pq parece que estou assistindo tudo que acontece com vc... bjao

Renato Barone disse...

keep cool baby!
relaxa ju normal essa sensação...adorei ver as fotos....o lugar tbm eh lindo!
infelizmente o mundo é igual para todos, mas você pode tentar mudar a perspectiva....
cidades pequenas são cidades pequenas FATO!.Então não se preocupe, quando vc fizer alguma viajem mesmo que curta....você vai ver as pasisagens de holywood hahah....mas como vc já disse...PAISAGENS!
todo lugar tem adolescentes, adultos, e ladrões!
Só que o filme não mostra...mostra the england with elegance and finnest...
Mantenha-se centrada em aprender o inglês, e conheçer não seguir os habitos hahah..
vc imagina eu morrendo? COM ESSA LOUÇA? eu ia ser expulso ia chamar eles de porcos até o último segundo...eu ia chutar os Emos ou FromUK(nova moda)....o frio até que me passaria afinal amo um ac....eu flei pra dani ela deve estar morrendo porque só a julia paim que usa sobre tudo no brasil em pleno 36º...LOUCCAAAmente!rs. aiii saudades depois eu escrevo mais pq vc sabe o olho é grande!

Anônimo disse...

Linda, tá brincando??
suas histórias viraram minha novela diaria!!!
Eu e o Fael esperamos o dia inteiro pra saber em qual "fria" (no sentido literal ou não, rs) vc se meteu hj.. rs
Ah.. e não é possível que só existam esses emos pro shopping por ai.. eu acredito que vc ainda não teve tempo ou saidas suficientes pra encontrar gente bacana por ai..
Não desanima não.. estamos aqui torcendo por vc.. e não deixe de escrever tb não.. rs
beijos milll quentinhos em seu coração!!

Laura Aidar disse...

Juuuuuu...meu xuxu!
.
tô adorando te acompanhar "tão de perto"!!...confesso q a primeira vez q entrei no blog já tava muito de noite e eu tao cansada q me deu preguiça de ler tudo...entao deixei pra depois, pra ler com mais atençao e disposiçao..rs...oq aconteceu ontem, no trampo da luisa...aí a já tava na hora da gente ir embora e eu nao queria parar de ler..rsrs...
hj entrei aqui ansiosa por mais um capítulo!! rsrs ju, nao deixe de escrever, até mesmo depois, qdo vc nao precisar mais da gente, e já tiver virado inglesinha...(snif!! rsrs)...é sério! depois isso pode até virar livro! pensa nisso!
.
e nao desanime aí, nao! eu sei q nao é assim tao facil, é tudo estremamente e estranahmente diferente, ne...(mas imagina, é bom tb pq aumenta a nossa auto-estima de brasileiro! a gente é o máximo mesmo!! haha)
..
um beijo muito estalado e um abraço muito apertado!! sinta o nosso calor aqui!!
.
saudades já...rs...lau

Laura Aidar disse...

ah!..eXtremamente eu quis dizer!! rsrs...com X!! (tb odeio escrevererrado!! hahah)
.
mais beijos

Anônimo disse...

Isso vai virar um livro!! E eu juro que serei a primeira a comprar! Tô adorando suas estórias, com toda a sua riqueza de detalhes Continue escrevendo mesmo qdo estiver cheia de amigos, viu?
Muitos beijos quentes de Sampa!

barbarita disse...

Ju, caso voce nao percebeu, ja vou avisando: os ingleses NAO sao dos mais estilosos.... especialmente em cidade pequena! Mas o lado bom: voce pode sair com uma melancia na cabeca (em Londres pelo menos) que ninguem te enche o saco!

A louca... outra historia, eh assim mesmo... vem da epoca da guerra e da falta de agua... Ai voce nota como esta mesmo no "velho mundo"!

Tenha paciencia que vale a pena, tudo isso!! Voce vai ver...

beijos mill da sua prima veia!
xxxx Ba

Anônimo disse...

Gata, vc tem que montar um livro diário de bordo com estes seus posts!! Tá demais isso aqui, dá pra acompanhar step by step da sua trip!! Eu imagino a sua cara sem paciência quando o pestinha fofo queria ganhar todos os jogos...hahaha, e não duvido que vc tenha sim dito o PORRA!!
Te amo, te amo, te amooo!!

Anônimo disse...

hauhauhauahuah

ai juju, vamos armar uma campanha: Queremos o li-vro, queremos o li-vro!!! hehehehe

amoooooo

saudades máster e tenha muita fé, e veja sempre o lado bom! Te amooooooooooo!

Marina Arantes Trombin disse...

óia a jaqueta dela!! te esquentou o suficiente, flor?! espero que sim! ai, que frio que dá só de ver essa neve... força aí, nega, que logo melhora!
te dou uma dica na hora em que der vontade de pegar o pentelhinho pelo pescoço... fala PORRA mesmo! e fala todos os palavrões em português! ele não vai entender nada! eu fazia isso quando tava com os bambini... ajudava muito!
beijos, juba!!
relax, take it easy...

Anônimo disse...

Ju, sei muito bem o que vc esta sentindo. Já vivi nesta terra e tb passei muito frio, fome.. tive crises... enfim... mas hj eu estou colhendo frutos bons pela minha persistência e esforço em continuar meu caminho!
Amiga, GRAMPO NA PERUCA E FORÇA NO APLIQUE... (ou seria o contrario? rs)
Beijos... e um dia eu vou te perdoar por nao ver antes de ir viu! :-)
Amo-te

Unknown disse...

Juu queridaaa!
adorei tudo que escreveu... parabens pela coragem e pela força! mesmo nos momentos dificeis voce está dando a volta por cima e tirando coisas boas!
tambem estou programando minha viagem praí e o medo do novo é inevitavel... e toma conta da gente... mas nao pode deixar conduzir ne? hehehe
aproveite tudo ai e seja feliz! bjaoo