segunda-feira, 24 de março de 2008

Pisando na Inglaterra

Jah comeco a escrever emocionada.


Recebi palavras tao doces e tao fortes de ontem pra hoje, que voces nao podem imaginar. Queria dividir tudo com voces.


Ao mesmo tempo, este eh o momento de eu ficar um pouco sozinha. Somente eu comigo mesma.


Entao sobre a forca que voces tem me dado, vou apenas guarda-la aqui dentro, e aproveita-la da melhor forma. Apesar de voces terem me feito sentir algum tipo de angustia aqui dentro do peito (a maior desde quando cheguei), me sinto agora mais encorajada a sair de casa, "meter a cara", explorar as possibilidades.


Na verdade nao estou sentindo medo. Nenhum - ao contrario do que eu pensava.
Mas a situacao aqui na casa ainda nao esta no ritmo normal e, por isso, simplesmente nao sahi de casa nenhuma vez ainda, acreditem.


Hoje o dia amanheceu com sol. Aqui no escritorio da casa a janela eh bem grande e eu estou escrevendo pra voces olhando o ceu azul cheio de nuvens brancas, as arvores secas do inverno, o gramado com tulipas amarelas, o escorregador e o balanco do Thomas, e um enorme campo de coisa alguma bem a minha frente.
(pausa para observacao: me sinto uma adolescente emo viciada em internet escrevendo desse jeito... "eh, soh"...urgh. tem algum jeito de eu colocar acentuacao aqui??).


Bom, voltando aos primeiros relatos... o voo do Brasil pra Madrid foi otimo, nao tinha ninguem do meu lado e eu dormi usando dois bancos, assisti "JUNO" (o indicado ao oscar desse ano que conta a historia de uma menina gravida aos 16 anos), ouvi bastante bossa nova, mpb e musica classica (e comecei a sentir saudade do brasil antes de sair do territorio nacional), descobri que tanto a TAM como a BRITISH AIRWAYS tem opcoes para passageiros vegetarianos, dormi mais, e pronto: la estava eu em solo europeu, achando tudo estranhamente normal.


A primeira surpresa foi a MARAVILHA que eh ter um passaporte europeu. A pessoa responsavel pelo controle dos passaportes SORRI pra voce, e a sua entrada nao leva mais que 4 segundos. Fiquei pensando: "qual serah o proximo passo?". Nao, nao tinha proximo passo. Lah estava eu na Europa, livre para ir e vir, sem ter respondido pergunta alguma sobre lugar pra ficar, dinheiro, ou qualquer coisa do tipo.


Eu tinha mais de 8 horas ateh meu proximo voo, mas preferi ir logo ateh a British fazer meu check-in pra me livrar disso e poder dar uma passeada. Tive que pegar um onibus do terminal 1, onde eu estava, ateh o terminal 4, onde fica o guiche. O dia estava lindo, ceu muito azul e um frio de uns 12 graus - suficientes pra eu jah achar demais pro meu gosto.


Fiquei me esforcando pra entender o que os espanhois falavam, mas sem sucesso. Lembrei do conselho da Marininha e pedi as informacoes em portugues claro e quase retardado, de tao devagar. Eles, ao contrario, parecem bonecos ligados no 220, voce nao consegue entender nada.


De qualquer forma, consegui chegar no check-in. Como era da British, o atendente falava ingles comigo, e eu tive que pedir pra ele falar mais devagar, mas entendi tudo: ele estava pedindo o ticket da minha bagagem. E eu disse que nao tinha nada, apenas os papeis que eu havia dado pra ele. Claro que eu jah gelei nessa hora, mas resolvi manter a calma porque comecar a chorar logo nos primeiros minutos ia entregar a minha inexperiencia... Insisti que a TAM nao havia me dado ticket nenhum, e ele me pediu para voltar ao Terminal 1 (sim, pegar outro onibus e voltar tudo) e solicitar os numeros de controle das minhas bagagens. Como o tempo estava mais que suficiente, lah fui eu completamente tranquila.

A menina da TAM foi uma fofa, todos sorriem quando voce comeca a falar portugues. Consegui os numeros das minhas bagagens. Toca pegar o onibus mais uma vez e voltar ao Terminal 4. Fui ateh o ingles da British de novo toda sorridente, como quem diz: "eles realmente nao haviam me dado nada, mas eu sou otima e jah consegui, aqui estah!". Ele continuou com aquela cara de coisa nenhuma, fez meu check-in, e pronto.


OBSERVACAO URGENTE: ha cinco minutos estava sol e ceu azul, juro. Acabei de olhar pra frente agora e, adivinhem? Praticamente uma tempestade de neve instantanea! Fico hipnotizada pela janela, mas ao mesmo tempo parece algo tao normal...ops, nao, it isn't normal.. realmente comecou uma tempestade, I can't belive!


Bom, enfim, fiz tudo o que eu precisava e ainda era meio-dia. Meu voo pra Londres era seis da tarde, ou seja... tempo suficiente pra andar aquele aeroporto inteiro. Tah, nao eh tempo suficiente, o aeroporto parece mais uma cidade, mas enfim... Andei um pouco, comi uma batata no Mc Donalds (to com preguica de perder tempo falando do Mac Donalds, mas fiquei surpresa com a preocupacao deles em nos convencer de que os alimentos que eles nos oferecem sao ABSOLUTAMENTE saudaveis, os melhroes do mundo, que eles tem otimas opcoes para quem nao come carne, enfim... puro empenho em nos enganar. Mas comi a batata, e apesar de ser diferente da nossa, tava gostosa).


Depois procurei algum tipo de lan house, e nao tinha. Eles acham que todo mundo tem a obrigacao de ter um lap top, entao existem pontos de Wi-fi em varios lugares, mas nao os computadores. Ahi acabei vendo que ao lado dos telefones publicos haviam umas maquinas com internet. Voce paga 2 euros por meia hora e eh absolutamente horrivel pra digitar, mas eu queria avisar minha familia de que eu tinha chegado bem, e o cartao telefonico internacional mais barato era 20 euros. Entao tah, avisei todo mundo e fui procurar um banco pra dormir.


A essa altura o frio jah estava por volta dos 5 graus e eu congelando, mesmo dentro do aeroporto.
Dormi cerca de uma hora e acordei de frio. Fui at[e o banheiro, coloquei mil roupas embaixo da minha e estava morrendo de fome de novo. Andei, andei, andei e soh achava lanches frios, tipo baguetes com salmao e coisas assim. Mas eu estava com frio e queria algo quente, portanto... soh me restou voltar ao Mac Donalds. Urgh!


Demorei horas pra conseguir explicar que eu queria um Mc Fish, e a mulher demorou horas pra me explicar que havia o Mc Fish e o Filet de Pescada, dois lanches identicos, com excecao de uma fatia de queijo. Afff. Tah bom, comi meu Filet de Pescada, tentei ler a trip que eu tinha comprado em Sao Paulo, nao consegui me concentrar e resolvi entrar na sala de embarque, pra mudar de ambiente... ainda faltavam duas horas, mas eu estava extremamente entediada.


Fui passar minhas malas pelo "raio-x" e o cara responsavel disse: "posso ir pra Londres com vc"?? Ateh eu entender que aquilo tinha sido um xaveco dos mais furados, eu jah estava no andar de baixo...


E, pra ter absoluta certeza de que os espanhois tem mesmo sangue quente, o cara do controle de passaportes perguntou na cara dura se eu podia dar meu telefone ou e-mail pra ele... quando eu disse "nao", dando uma risada sem graca, o nego ainda insistiu: "mas vc tem namorado em londres ou no brasil"?? Ahi quando eu disse SIM, ele parou na hora, olha que gracinha. Ai ai ai. Mas tudo bem, acho que isso nao vai acontecer tao cedo de novo, afinal os ingleses tem fama de serem os mais lerdos do mundo nesse quesito.


Voltando a minha saga, pra eu chegar na sala de embarque tive que descer milhoes de escadas rolantes, tudo estranhamente vazio e enorme, pegar um metro e chegar ateh a tal sala de embarque, que na verdade era mais um novo aeroporto, de tao gigante. De repente parei de ouvir espanhol e me dei conta de que estava entre ingleses, e a mamata tinha acabado. Mesmo assim o cansaco estava tao grande que eu dormi de novo o tempo que faltava.


O voo pra Londres parecia mais um onibus meio vazio, um aviao pequeno e pouquissima gente. Sentei ao lado de uma menina beeem com cara de inglesa mesmo, que sorria pra mim toda hora, e eu morrendo de medo de ela falar comigo e eu nao conseguir responder.


Ahi de repente o aviao comecou a sacudir horrores com umas turbulencias, a guria ficou morrendo de medo e comecou a conversar comigo. Pronto, nao teve jeito. Comecou ali minha aventura no Velho Mundo. hehe.


O papo comecou porque a comissaria veio oferecer bebida e ela pediu vodka, me ofereceu e eu expliquei que estava indo conhecer a minha host family, por isso eu nao deveria beber nada alcoolico. Ela contou que mora em Londres e estava indo pra Costa Rica se meter no meio da floresta, mas teve um medo muito grande, um tipo de intuicao, e resolveu voltar. Conversando percebi que ela sai viajando pelo mundo (e tem a minha idade!) em busca de respostas que na verdade ela nao encontra em lugar nenhum... comentei que ela deveria ler SIDARTA, do Herman Hesse, e ela disse que ja leu, que se sente exatamente como ele. Muito louco eu ter tido essa conversa com ela e ter entendido tudo, ter conseguido interagir e tudo mais... Foi legal.


Ela ateh jah conhecia o Brasil, veio pra cah e conheceu Sao Paulo, Rio de Janeiro, Ilha Grande e o Pantanal. Disse que gostou, mas que algumas vezes sentiu medo da forma como os homens olhavam pra ela. Oh, God, que vergonha desses brazucas tarados!


Bom, gente, chegando no aeroporto ela ficou comigo o tempo todo, a minha mala foi simplesmente a primeira a passar na esteira e eu jah sahi procurando o Terry... e nada.


Ahi a Agata encontrou o namorado dela, um querido, e eles insistiram em ligar pro Terry pra saber se ele realmente iria me buscar. So comigo mesmo pra chegar num novo pais pela 1a vez na vida, e a pessoa nao estar lah pra me buscar.


Rolou que o Terry tinha visto na internet que o meu voo iria atrasar e saiu um pouco mais tarde, mas jah estava chegando e tal. Ahi a Agata me deu os telefones dela, me deram um suco de laranja e soh sairam de lah quando se certificaram 100% que eu ia ficar bem. Fiquei surpresa MESMO com tanta fofura.
Mas fiquei super bem, soh pensando no frio que estaria lah fora e tal...


De repente chega o Terry meio que correndo e segurando o Thomas pela mao... eu jah fui dar um beijinho no rosto dele e percebi que ele estranhou, fiquei com vergonha, mas disfarcei. Foi automatico, sabe? Hihi
Quase babei com o Thomas, ele eh infinitamente mais lindo do que eu achava pelas fotos, e fala tudo com tamanha perfeicao que eu fiquei boba olhando pra ele...


Ahi saimos correndo pra entrar no carro e eu fui entrando do lado direito, ou seja, do passageiro, neh... Quando de repente o Terry olha pra mim e diz: "pode deixar que eu dirijo". Kkkkkkkkk Que vergonha, eu estava sentando no banco do motorista! Estranhei DEMAIS sentar do lado esquerdo e nao ter um volante na minha frente...


...Gente, acho que escrevi demais, voces devem estar cansados, entao em outro post eu conto como foi a chegada na casa.


Soh preciso dizer que ainda estou com muita fome!!!!!!!!!!!!!!


Aaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhh!


Beijos muitos, muitos, muitos!


Falem comigo, tah???

5 comentários:

Paulinho Paes disse...

Li tudo e adorei vc escreve muito bem !!!!!Fiquei muito triste pela quarta (clube da música)é que eu estava acompanhado e embreagado então o resto vc sabe!!!
Acho que vc deve estar ainda em estado de graça ,como eu fiquei quando eu fui para europa,siga um conselho: olhe bem para tudo ,preste atenção em tudo ,todos os detalhes,faça novas amizades (sem esquecer da gente )durma menos para aproveitar,ufa!!!
Enfim seja muito feliz pois vc é muito especial mesmo!!!!!
quando eu chegar na espanha vou te mandar uma mensagem com endereço e celular etc....aí se vc quiser pegar uma prainha vc terá onde ficar.
Tudo de bom e vamos nos falando ahhh!!!me passa seu skype o meu é (paulinhoguita)beijos e te amo!!!!

Unknown disse...

ai juuuuuuuu
que emoção flor...
vc não escreveu muito não, escreveu até pouco sabia... que delicia ver essa sua aventura amada, que bom saber que vc está bem e foi bem recebida... que tudo saber que vc conseguiu se comunicar (esse é meu maior medo...rsrs).
li tudinho com a maior atenção, escreve todos os dias se puder viu...
amo-te muitooooo
beijos

eagora disse...

Amigaaa... não vou começar a escrever aqui te xingando por vc não ter nem me mandado uma msg de tchau, pq agora vc já tá aí, e apesar de triste por não ter te visto, eu ainda vou continuar te amando como sempre rs... então vamos deixar o sermão subentendido.
Amiga... fiquei muito feliz em saber que vc realmente vai poder nos escrever toda hora que quiser, ainda mais pq meu único meio de comunicação com o mundo é esse né...rs... e o bom é que das 9 às 18 hs estarei aki, sempre à disposição para qualquer desabafo, dúvida, emergência e etc; E VOU FICAR ESPERANDO UM CONTATO rs...
Quanto ao seu post... amiga... como assim vc para de contar a história no meio... NUNCA que vc escreveu muito, principalmente se formos pansar que vc escreve tanto quanto fala kkk... (falando nisso, não vamos reparar no tamanho do meu comentário né? rs...)
Então trata de começar a escrever AGORA sobre o resto q vc me deixou muito curiosa, principalmente no quesito banheiro, cozinha, hábitos e etc;
Amiga... vc tá realizando um desejo seu, mas meu tb viu... vc sabe o quanto eu já desejei estar aí com vc... e sabe tb que fazer isso, e dessa forma que vc está fazendo, pra mim talvez nunca mais seja possível né (por motivos substanciais, que suprem minha frustração, é claro, mas de qqr forma, me impedem de rodar o mundo sozinha), então, por favor, nunca se esqueça de mim aí, e tdo lugarzinho q vc sabe q eu amaria estar, manda lá sua energia pra nós tá???

TE AMO!!!!!

Unknown disse...

Ju que bm que esta correndo tudoi bem , mande noticias sempre se cuida e divirta- se bjjos
nenica

Anônimo disse...

Meu picolééé de morangooo!! Que delicia o seu relato, Juba!! Tô amando muito tudo isso, rsrs. Eu imagino a sua cara de sem graça ao perceber que beijinho no rosto dos ingleses assim de cara pode ser meio ousado, hahaha.

Continua, continua, sempre!!