segunda-feira, 24 de março de 2008

Inside the House

Voltando...


Cheguei na casa depois de pouco mais de uma hora de carro, saindo do aeroporto. Nao preciso nem dizer que a estrada eh maravilhosa...


No caminho fiquei bem a vontade conversando com o Terry e reagindo aos meus erros e "brancos" com o ingles dando risada...


Ele me explicou que a casa estava cheia, alem do Thomas e da Dagmar (a menina da Republica Theca que eh a au pair atual), estavam duas menininhas da Alemanha e a mae delas... Nao entendi direto quem eram na hora, mas depois descobri que a menininha mais nova, loirinha e terrivel, tambem eh filha do Terry. Elas vieram pra cah passar a Pascoa.


Chegando na casa foi estranho, ninguem foi me mostrar nada, nem os quartos, nem nada. Ninguem me ofereceu nada pra comer (depois de quase 24 horas viajando), mas ao mesmo tempo eu nao me senti mal tratada ou coisa parecida. Na real percebi que nos, brasileiros, eh que realmente sabemos o que eh tratar bem uma visita. Sim, eu sei que nao sou visita aqui, mas poxa, eu tava pisando pela primeira vez no lugar, saca? Tinha viajado horrores e estava num pais diferente, sinceramente acho que o minimo era me oferecer alguma coisa pra comer, sei la.


Mas nao ofereceram, eu nao pedi, mas tambem nao me senti mal. Fiquei numa das salas, onde a lareira estava acesa e a Dagmar estava assistindo TV. As meninas jah estavam dormindo, o Thomas foi logo em seguida e nos, os adultos, conversamos um pouco. Depois ficamos soh eu e a Dagmar, e ela jah foi me adiantando algumas coisas. Ela ficou aqui por 6 meses e estah saindo pra morar tipo numa republica e trabalhar numa loja. Veio como eu, pra aprender ingles. Ela tem a minha idade, inclusive. Eh fofa, mas diferente de nos, bem mais reservada e tudo mais. Mas a nossa conversa jah me adiantou muita coisa, perguntei bastante do dia de trabalho, perguntei da escola, do salario, de tudo. Mas confesso que fiquei muito, muito, mas muito desanimada quando vi o TOY ROOM. Mais ainda quando ela me disse que limpa o chao todas as vezes que o Tom vai brincar lah. Juro: eh humanamente impossivel limpar aquilo. Imaginem um espaco absolutamernte lotado, coberto por brinquedos minusculos, bonecos, legos, pecinhas de todos os tamanhos. Quis chorar, juro. Tambem achei a casa bem mais baguncada do que eu imaginava, mas isso tudo nao foi nada perto de uma coisa: o frio.


A minha irma jah morou na Finlandia por dois meses e havia dito pra eu nao me preocupar porque o aquecimento nas casas era tanto que era comum sentir calor... por isso trouxe havainas pra ficar em casa, e pijaminhas bem brasileiros. Quando fui conhecer meu futuro quarto - que ateh sexta ainda eh da Dagmar -, quase desmaiei. Juro, eh uma geladeira. Tah bom, eu sei que eu sou exagerada, mas dessa vez nao eh forca de expressao, eh a mais pura (e fria) verdade. Nao tem condicoes. A essa altura eu jah estava podre de sinusite, com o nariz pessimo e tal, mas quando a Dagmar me disse que o aquecimento eh muito caro e que, por isso, nao havia como melhorar a temperatura do quarto, a real eh que passou na minha cabeca ir embora. Serio mesmo.


Fui dormir apavorada e com 3 blusas de la, duas calcas e 3 meias. Nao to brincando. Mas dormi bem, embora tenha acordado sem respirar por causa do meu nariz... antes de vir eu tinha pavor desse momento de acordar e ter que sair sonolenta falando ingles. Mas tudo, absolutamente tudo eh mais facil quando se estah aqui. Eles sao ingleses, tchecos, alemaes, mas sao doces ateh. Nao to sentindo medo, nem tristeza, nada. To numa relax, numa tranquila, numa boa. Juro.


Ahi esse primeiro dia jah foi recheado de observacoes, surpresas e tudo mais. Primeiro: me acordaram pra ver as criancas procurarem os ovos de pascoa no jardim. Antes de chegar eu estava pensando se aqui eles comiam ovos de chocolate, e descobri que sim. Mas no Brasil a gente entope as criancas de ovos, aqui eles ganham varias coisas doces, nao soh ovos. Mas deu inveja: kinder ovo pra todo lado, coelhos de chocolate Milka (aiiii), cartelas gigantes de chicletes, balas e talz. Mas os ovos que eles pegam lah fora sao ovos pintados, sei lah de que material. Depois eh que entram na casa e trocam os ovinhos lah de fora por doces. Mais ou menos isso.
Fizemos isso na neve, e embora eu estivesse me sentindo meio deslocada e, principalmente, congelada, ateh que foi legal. Eu estou a cada minuto mais apaixonada pelo Thomas, ele faz umas caras que nao dah pra aguentar, fico querendo fazer fotos dele toda hora, mas ainda nao tenho camera. (Sim, to fazendo a primeira viagem internacional da minha vida e ainda nao tenho camera).


Bom, soh para lembra-los, ateh entao ninguem me ofereceu nada pra comer, ateh que de repente... VAMOS ALMOCAR!!! Uhuuu, ateh que enfim, eu estava quase desmaiando... E ahi cada um foi ateh a pia, fez duas torradas, passou margarina, tomou mais uma das 500 canecas de cha preto do dia, e pronto. Esse eh o almoco (e eh mesmo, porque ateh hoje foi identico). Ahi comi, me entupi de cha com leite pra nao ter um acesso de loucura de tanta fome, subi no meu quarto pra comer Amanditas que a minha irma me deu (gracas a Deus!!!) e ninguem gostou aqui (gracas a Deus tambem!). Ahi descobri, enfim, que a unica vez que eles comem COMIDA no dia eh no jantar, que eh as seis da tarde. O cardapio? Macarrao a bolonhesa para os adultos, e batatas smile com catchup e um tipo de linguica pro Thomas. Super saudavel. E pra mim, que nao como carne, um delicioso spaguetti! COm o que? Nada, ueh. Quem mandou nao comer carne? Hihi. Ainda tive a sorte de colocar manteiga e umas fatias de queijo em cima, ateh que ficou bom.


E pra quem vai dormir tarde como nos, comer pela ultima vez as seis da tarde eh torturante... e da-lhe as sagradas Amanditas!!!


Hoje o dinner foi macarrao de novo, mas com molho de atum, e como eu como peixe, pude participar do cardapio como todo mundo. Teve ateh salada de alface e tomate! A alface eh diferente da nossa, vem plastificada e sao 4 mini pezinhos, mas mini mesmo, tipo uma miniatura de peh de alface. Mas o gosto eh bom ateh!


O frio continua, hoje nevou e fez sol, tava lindo demais. Ainda nao sahi de casa, apenas nos vilarejos proximos, pra levar o Thomas numa festinha de aniversario (as criancas vao fantasiadas a maior parte das festinhas, eh uma coisa fofa).


Hoje foi especial porque as meninas foram embora e eu fiquei mais tempo com o Thomas, dei as havaianas e a camisa da selecao brasileira pra ele e o guri pirou, amou, foi muito legal. Me fez contar historia e cantar pra ele dormir... mas como eu nao sabia cantar musiquinhas em ingles, cantei BOI DA CARA PRETA, ALECRIM e etc... ele adorou, mas ficou mais agitado ainda e pediu pra eu contar outra historia... e pediu que fosse uma historia com o YOSHI...(sim, o Yoshi, aquele dinossaurinho do Mario, manja?). Ahi contei uma historia doida e consegui faze-lo dormir contando 100 YOSHIS pulando... deu certo!!! E ah, ele pediu pra dormir com as havaianas nos pes. Quase chorei.


Agora eh quase meia noite e eu estou cansada, vou nanar e sei que ainda estou devendo contar das estranhezas, de como eles lavam louca (muito, muito nojento), do fato de o Tom tomar banho apenas uma vez por semana (sim, eh VERDADE verdadeira!!!), de nao ter lixo no banheiro e tudo mais.


Ah! Amanha vou me aventurar na cidade pela primeira vez... porque, aos que nao sabem, estou absolutamente mergulhada num amontoado de fazendas, vilarejos, campos com ovelhas e tal. Sem exagero. Amanha sera o primeiro dia que eu verei a civilizacao, depois do aeroporto. Torcam pra nao fazer tanto frio.


Bjos mil, mil, mil!

15 comentários:

Anônimo disse...

Ai! To azul!!! Azul!! Azuuuuulll de saudade nega!!! Li cada letrinha, cada palavrinha que vc escreveu... hahahahaha... vc é demais amiga!! Se cuide... e até breve!!! (é nóes queijinha!)

Unknown disse...

amore, ta muito bom linda, continua, continua, continua....
te amo e cada dia, cresce, amadurece...

Gotardello disse...

aproveita e compra uns rangos na cidade.
E convence a criança a tomar banho.
fala sério. Uma vez por semana é sacanagem. Você tem que exigir um adicional de insalubridade no salário por conta disso.
bjs

Anônimo disse...

Linda, adorei ler suas aventuras amiga! Como sempre muito bom ler as coisas deliciosas que vc escreve. Senti cada sensação como se estivesse lá, confesso que deu vontade de chorar em alguns momentos, em outros só senti a vibração do novo, do desconhecido... em outros momentos achei o brasil o paraíso e me senti muito feliz por ser daqui! Linda, estamos com vc a cada dia, preciso muito da sua presença por aqui, não deixe de escrever tá, suas irmãs não vivem sem vc!

Ah, fui pra ilha Grande na Páscoa, que lugar maravilhoso amiga, um paraíso na Terra. Mas depois da viagem decidi terminar com o Quase-namorado... fomos juntos e eu vi que na verdade não estamos num love love daqueles, nem da minha parte nem da dele... então por que ficarmos juntos como namorados se podemos ser só amigos? Sei lá, senti que não é o que queremos, nem de uma parte nem de outra sabe... Ainda não falei nada pra ele mas vou falar.

Bom bichinho fofo, te amo e vc sabe né, se sinta abraçada e beijada bem no meio da bochecha. Pegue uma boneca e finja que sou eu, a Isa faz isso quando está com saudade. rsssss

Ah, vc falou dos ovos de páscoa né, eu fiz pegadas com farinha de trigo para a isa ir pegar o ovo dela, as pegadas ficaram grandes e eu e a tia lau dissemos que o coelho era gigante. A isa acreditou e dizia que queria muuito ver o coelho pra "abaçar" ele, rssssssssss. Fofa!

Bom linda, vou nessa. Escreve sempre. Te amamos muito. Lú&isa

Unknown disse...

jujuuuuuuuuu
vc é maaaaais engraçada... to viajando junto com vc, eu juroooo! kkk
beijoooooos

Renato Barone disse...

Imagino seu frio hahahhahaha.....hilariooo JUUU!...manda foto do toyroom para eu ver o exagero, passa o aspirador e manda os legos pro saco hahah...tranquilo! eu ia ter um espasmo com o meu TOC de limpezA?
Bom ju que bom que tu tá aproveitando, já que o seu quarto é um freezer compra umas folhas e alguns peixes pra comer de madrugada.

Bjs

Renato Barone disse...

Ahh...tenta cantar

http://www.youtube.com/watch?v=jSFLZ-MzIhM

I'm kind of a mushy person, this song always chokes me up. Enjoy!

Also, this isn't a song but I love this poem. I first heard it from the movie Dennis the Menace. It's very sweet.

Winkin', Blinkin', and Nod

Winkin', Blinkin', and Nod, one night sailed off in a wooden shoe;
Sailed off on a river of crystal light into a sea of dew.
"Where are you going and what do you wish?" the old moon asked the three.
"We've come to fish for the herring fish that live in this beautiful sea.
Nets of silver and gold have we," said Winkin', Blinkin', and Nod.

The old moon laughed and sang a song as they rocked in the wooden shoe.
And the wind that sped them all night long ruffled the waves of dew.
Now the little stars are the herring fish that live in that beautiful sea;
"Cast your nets wherever you wish never afraid are we!"
So cried the stars to the fishermen three - Winkin', and Blinkin', and Nod.

So all night long their nets they threw to the stars in the twinkling foam.
'Til down from the skies came the wooden shoe bringing the fisherman home.
'Twas all so pretty a sail it seemed as if it could not be.
Some folks say 'twas a dream they dreamed of sailing that misty sea.
But I shall name you the fisherman three - Winkin', Blinkin', and Nod.

Now Winkin' and Blinkin' are two little eyes and Nod is a little head.
And the wooden shoe that sailed the skies is a wee one's trundle bed.
So close your eyes while mother sings of the wonderful sights that be.
And you shall see those beautiful things as you sail on the misty sea,
Where the old shoe rocked the fishermen three - Winkin', Blinkin', and Nod.

Renato Barone disse...

Ou músicas como Hey Jude, Yesterday dos beatles!...

bjs

Anônimo disse...

Ju,
aqui é a Silvinha e o Rafa..
estamos viajando por aqui nas suas histórias..
.. é fia, rapadura é doce, mas num é mole não .. (rafa)
Ju ensina o povo ai a comer direito e ser mais limpinho.. rs
te adoro muitcho
Saudades

eagora disse...

Amiga, depois que vc voltar, vou te apresentar o quarto do otto, tá? Ou talvez minha sala à noite, quando estamos os 3 lá brincando... kkk...
Concordo com o wilson, aproveita e comra vários enlatados e congelados vegetarianos pra não morrer de fome...
E o tal café da manhã com linguiças e bacon da Inglaterra, era mito???
vc ainda não matou minha curiosidade sobre o banheiro e a cozinha... rs...

Se empacota de roupa aí, nem que vire um robozinho... mas não deixa o frio te desanimar ou te prender em ksa heim... e faz muita amizade com a Tcheca, quem sabe qdo terminar seu "contrato" de super nanny vc não acaba indo morar com ela...

Ai amiga... tá demais ler tudo isso, vc realmente consegue fazer a gte sentir tudo junto com vc!!!

amo!!!

beijos

Marina Arantes Trombin disse...

aaaaahh
tô amando a novela!
a pia nojenta, o moleque que toma banho uma vez por semana, as torradas do almoço, o macarrão-gororoba do jantar, o chá-eca!-com-leite... tudo isso é muito trágico pra quem sente na pele, mas vc escreve de um jeito muuuito engraçado, ju...
a gente ri agora e vc vai rir quando tudo isso acabar... e quem sabe até sentir saudade.
um beijão, flor! e põe mais meia no pé!! uhahahahah!
(o menininho que queria dormir com a havaiana no pé! isso é MUITO fofo!)

Anônimo disse...

Priminha Juju!!!! Estou adorando as tuas aventuras, isso vai virar um livro, porque esta otimo!!! Conta de como é dirigir do outro lado, que é a coisa que ainda nao sei fazer mesmo depois de tantos anos na Europa. E eles te mostram os caminhos?
Os banhos uma vez por semana, infelizmente, é totalmente normal. Eles é que vao estranhar que voce toma banho todos os dias. Aguenta ai, que isso vai sempre ser assim!!!
Coragem!!!! Beijos, Bruna

Anônimo disse...

auhauhauahuah,ai julica, entrei aqui querendo saber mais ... só que vc ainda não postou, então me divirto com os comments mesmo, heheheh.
Pô Juli, saudades master!!!!

Unknown disse...

Juuuuuuuuuuuu!!!!
nao para nao.... continua escrevendo... ta demaaais....rssss
eu tava loka pra saber como vc estava... foi tudo d bom descobrir isso aki!!!!!
to amaaaaando!!!!!!

Anônimo disse...

Eu quero saber da louça, por favor!! Juba, sério, tô sofrendo junto com a falta de comida...como assim, cara?!!! O tanto que a gente comeu no carnaval, não é possível que só se coma isso na Inglaterra...tô apavorada, sério...
Agora, não ter lixo no banheiro...sabe que aqui no Rio, algumas casas tbm não têm...eu te pergunto...o que fazemos com os modes???