quinta-feira, 17 de abril de 2008

Pagina Virada

(O relato abaixo foi escrito ontem, dia 16 de abril, em Folkestone, enquanto eu esperava a Vanessa chegar pra me resgatar)

Consegui!
Foi dificil, mal consigo acreditar, mas eh verdade: depois de sofrer todo tipo de pressao (do Terry, do Thomas e de mim), depois de passar medo, nervoso, culpa, depois de as discussoes atingirem um grau inaceitavel, depois de quase desistir ou sair escondida na calada da noite, aqui estou eu, tomando um capuccino no Starbucks, rodeada de malas gigantes e um sentimento predominando sobre todos os outros: liberdade! Sinto que a viagem comeca agora.


O antes

A saida da casa foi traumatica, e nao apenas pela ignorancia do cara, mas pela minha terrivel dificuldade em impor limites e em dizer NAO.

Consegui, depois de quase ter uma sincope de tanto medo, dizer que eu estava me sentindo infeliz, que as coisas nao estavam sendo como eu imaginava, que eu estava muito sozinha e gostaria de ir embora.

Depois de ouvir que a culpa era minha, que eu eh que nao quis acompanha-lo a casa de um amigo (quando ele foi consertar o telhado or something, suuuuuuuuuuuper programa para uma guria de 23 anos recem-chegada em um novo pais), e mais um monte de insultos disfarcados (e outros descarados), ainda me ofereci para ficar ate que ele encontrasse outra au-pair, que poderia ensina-la todas as frescuras do filho dele, e tal. Ele nao apenas recusou a minha gentileza como disse, com todas as letras, que era para eu sumir dali o quanto antes, porque quanto mais tempo o Thomas passasse comigo, mais ele sofreria com a "separacao". Faz sentido. Liguei pra Vanessa na mesma hora perguntando se ela poderia me buscar ainda esta semana, e combinamos para a quarta ou quinta.

A partir de entao, o Terry me evitou ao maximo, nao trocamos mais uma palavra ate eu perguntar se era melhor eu ir embora hoje ou amanha. Foi quando o bonito respondeu: "nao eh para mim que voce tem que perguntar, eh ao Thomas". Eu tentei, obviamente, argumentar que ele tem 5 anos e que poderia responder que eu soh deveria ir embora ano que vem. Nao adiantou.

Depois de conversar a sos com o menino e ele me garantir que vai continuar sendo meu amigo, que entendeu, que ainda vai gostar de mim e tal, o pai faz uma "reuniao" na sala e me pressiona a perguntar, na frente dele, quando e-xa-ta-men-te o guri me "deixaria" ir embora. Ele respondeu "no proximo final de semana. Mas nao neste. Voce tem que ficar mais uma semana". Nao satisfeito, o pai ainda me fez dar a mao para a crianca, tipo pra selar o trato mesmo. Engoli seco e sahi da sala querendo matar aquele idiota por manipular o proprio filho, e espumando de raiva de mim por ter me submetido aquela situacao ridicula.

Passei a noite pensando nos proximos 10 dias naquela casa, no clima de total hostilidade com o pai, no meu aniversario ali sozinha, nos dois empregos que a Van tinha conseguido pra eu comecar na segunda-feira.


O durante

Acordei, esperei o Terry levar o Thomas na escola e disse que eu realmente sentia muito, mas a Vanessa nao esta a minha disposicao e nao poderia me buscar na proxima semana. Que eu re-al-men-te sentia muito, mas quem mandou eu ir embora o quanto antes foi ELE. Pronto. Vou usar um ditado que eu odeio, mas "cutuquei a onca com vara curta".

O cara virou uma fera, bateu na mesa, gritou, disse que nunca se sentiu tao usado, que eu pensei que a casa dele era hotel, que eu sou falsa, pilantra, que nao tenho palavra. Que eu fiz um pacto com o filho dele, e eu simplesmente estava quebrando a promessa. Tentei responder tudo, dizer que nao era nada daquilo, que eu tinha as melhores intencoes, mas se eu nao me senti feliz a culpa nao era minha, acontece, po. Nao posso ser obrigada a ficar pra sempre la, infeliz, soh pra nao deixa-los chateados. Que se eu estivesse querendo soh me aproveitar da "hospedagem" eu nao teria ido pra la, mas para a casa dos meus amigos em Londres, ou pra Van mesmo. Alias, qualquer um iria querer um hospede desses, que que deixa a sua casa brilhando e ainda aguenta a ma-educacao do seu filho! Disse que eu fiz o deal com o Tom por livre e espontanea PRESSAO, e que eu re-al-men-te sentia muito, mas eu nao poderia passar mais nem um dia com ele me odiando daquele jeito.

Bom, resumo da opera: ele gritou e disse pra eu sumir de la imediatamente, antes que o Thomas voltasse.Eu disse gritou. Mesmo, a ponto de eu sentir medo. Subi tremendo pro quarto, liguei pra Van, arrumei minhas malas, chamei um taxi e vim pra Folkestone, de onde estou escrevendo isso pra ocupar as 3 horas que faltam pra minha salvadora chegar.

DETALHE 1: O Terry nao me pagou a ultima semana de trabalho.

DETALHE 2: Na hora de ir embora, o taxi na porta, ainda fui ate o escritorio dele pra falar tchau e ouvir: "estou muito desapontado contigo porque nunca fiz metade do que eu fiz por voce pra qualquer outra au-pair. E voce fez um trato com uma crianca, e o deixou na mao. Mas tudo bem, te desejo tudo de bom. Nao ter palavra deve ser coisa de brasileiro mesmo".


O depois

Eh isso. Vida nova. Sub, sub, sub-empregos, quarto micusculo, correria. Mas com LIBERDADE.

Bem-vindos ao segundo capitulo dessa viagem!

9 comentários:

Laura Aidar disse...

BOA VIAGEM, LINDINHA!!!!
.
bom recomeço!
.......................
:*
beijo muitos lau

Unknown disse...

aeeeee julia liberdade, eh bom neh?
aproveita a nova etapa q esta apenas comecando, e q com ctz vai ser melhor!!!!
bjaooo
ana e socs

Unknown disse...

Te amo pequena.
Depois da tempestade, sempre vem a bonanza....
Um beijo cheio de saudades.

Ze Wilson disse...

Ju querida!
se naum houvesse inferno o ceu seria desnecessario...
Vc vai se encontrar muito feliz logo, logo....
Mil bjs!
Ze

Anônimo disse...

Ahhhh, que aliviooooo!!! Te amo, linda, muito!! senão conseguir falar contigo no seu niver (aliás, como poderia falar com vc??) te desejo toda a felicidade!! Vc deu um grande passo rumo a ela, quando decidiu fazer o que VOCÊ queria!! Beijos com gostinho de berinjela no forno temperada!!!

Lia disse...

Juu.... Sei como anda se sentindo aí!!!! Sei que não adianta falar pra vc acalmar o seu coração, pois ele não tem parada!!!! Mas logo vc acha o seu lugar no mundo e aí td fica mais fácil!!!!

Toda a sorte e paz do mundo pra vc!!!
Vc está sempre no meu coração!!!!
Bjos

Energia Dá Alma disse...

Caaaaaaaaaaaaaaaaaara to chocada!!!!! com tanta coisa!!!!
Minha princesa ,tenha fé!!!!
Qdo vc voltar nós te encheremos de beijos e muito calor e faremos o cortejo mais barulhento que o brasil ja teve...amo-te!!!!

Anônimo disse...

Princesa, espero que receba minha mensagem. Vc sabe sou ruim de tecnologia.. acabo apertando o botão errado e lá se foi meu comentário.
Saiba que nossos sentimentos e frustrações não são diferentes por aqui. Só muda se nossa ccabecinha mudar. e e atualizarmos nossos corações para sentir diferente e nossos olhos par vermos algum colorido no branco e preto. Aguente firme pq nada é eterno. nem a tristeza. Te amo tia sandra

Anônimo disse...

Princesa, espero que receba minha mensagem. Vc sabe sou ruim de tecnologia.. acabo apertando o botão errado e lá se foi meu comentário.
Saiba que nossos sentimentos e frustrações não são diferentes por aqui. Só muda se nossa cabecinha mudar. e atualizarmos nossos corações para sentir diferente, e nossos olhos par vermos algum colorido no branco e preto. Aguente firme pq nada é eterno. Nem a tristeza. Te amo tia sandra